+55 (45) 3524-2364 - grupofms@grupofms.com.br
Logo

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE CONTABILIDADE E O COMEX

08 DE AGOSTO DE 2022 POR Grupo FMS
https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/noticias/636x323/grupo-fms-banner-blog-junho.png

O Comex está relacionado diretamente com várias áreas. A contábil é uma delas! Ter um bom relacionamento com a mesma pode fazer toda a diferença.

O grupo FMS vem notando cada vez mais a necessidade que nossos clientes têm de estar a par dos assuntos contábeis ligados aos seus processos, sejam eles os benefícios fiscais possíveis em cada operação ou dúvidas quanto aos procedimentos contábeis para extensão do limite de seu radar. Essas informações não são exclusivas do contador onde, o profissional de comércio exterior que possuir as mesmas ou ainda souber direcionar o seu cliente corretamente, terá um grande diferencial em suas mãos.

Por diversas vezes em nosso cotidiano nos deparamos por caminhos onde é necessário o conhecimento contábil da situação da empresa, além de conhecimento sobre a legislação e tratamento da Secretaria da Fazenda da UF responsável. Salientamos que são muitos os paradigmas que ligam a contabilidade com o COMEX e pensando nisso resolvemos citar abaixo alguns exemplos onde existe a convergência entre essas duas áreas. Vejamos:

Na área da contabilidade utiliza-se o termo “Usuários das informações contábeis” onde através das informações prestadas pela contabilidade, entidades e órgãos utilizam delas para diversos tipos de situações, um exemplo claro é a Receita Federal que avalia as solicitações de RADAR (Expresso, Limitado ou Ilimitado) através da capacidade econômica do contribuinte, a origem dos recursos da empresa e diversos requisitos contábeis, justificando assim a boa ordem dos lançamentos contábeis que comprovam os requisitos necessários para habilitação no RADAR, podendo inclusive a RFB deferir de forma automática um pedido de RADAR ilimitado caso todas as informações necessárias já estejam disponíveis. 

Já no tocante as operações, além do conhecimento aduaneiro, um bom conhecimento contábil auxilia no desempenho junto ao comércio exterior, evitando gastos desnecessários com multas, otimizando o tempo, reduzindo/isentando/suspendendo tributos através dos benefícios fiscais. Assim, a operação torna-se mais competitiva, além de fornecer corretamente o valor da operação não trazendo surpresas desagradáveis para o importador/exportador, podendo o mesmo precificar o valor das suas mercadorias corretamente, refletindo diretamente no lucro pretendido.

Diante de todo o exposto, resta claro a necessidade que o comércio exterior e a contabilidade trabalhem de forma alinhada com o objetivo de cada área preencher seu papel corretamente trazendo benefícios para o importador/exportador. Para isso, mantenha-se sempre atualizado. Nossas redes podem te auxiliar! @grupofms

Para estudos de viabilidade e revisão nos atuais processos, entre em contato:

Telefone: +55 45 3524-2364

E-mail: grupofms@grupofms.com.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/paginas/363x362/anuncio001.png

https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/paginas/363x362/anuncio002.png

REDES SOCIAIS


NEWSLETTER


BUSCA