+55 (45) 3524-2364 - grupofms@grupofms.com.br
Logo

DU-E: CONSIDERAÇÕES SOBRE NOSSOS PRIMEIROS PROCESSOS

30 DE ABRIL DE 2018 POR Renan Bartholo
https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/noticias/636x323/novo-banner-site-7.png

Neste mês de abril tivemos a oportunidade de testar a nova sistemática do novo processo de exportação. Após escolhermos o processo piloto, a DU-E (Declaração Única de Exportação) foi registrada e desembaraçada com sucesso.

Para o 1º embarque levamos em consideração a escolha de um processo relativamente simples, sem anuências e muitas NCMs para facilitar os procedimentos. Temos como ideia inicial, transitar nos primeiros embarques nos processos mais simples até iniciarmos os mais complexos em ordem crescente, para facilitar a adaptação, tanto para nós, quanto para todos os demais envolvidos.

Para tal preparamos para quem nos segue um compilado das nossas primeiras considerações sobre o novo sistema.

LEIA TAMBÉM:

 

INTRODUÇÃO

O Novo Processo de Exportação do Portal Único de Comércio Exterior, lançado em março de 2017, introduziu o despacho de exportação por meio da Declaração Única de Exportação – (DU-E), que irá, gradativamente, substituir a Declaração de Exportação – DE, a Declaração Simplificada de Exportação – DSE e o Registro de Exportação – RE. Tal alteração está regulamentada pela IN RFB 1702, de 21 de março de 2017. Quem quiser saber mais a respeito da DU-E, em setembro/2017 preparamos um conteúdo explicando detalhadamente o novo sistema, clique aqui para saber mais.

NOSSO 1º PROCESSO

Podemos afirmar que nossa percepção foi 100% positiva e só temos como relacionar vantagens do novo sistema. Não identificamos sequer uma falha ou inconsistência no processo. Tivemos um ganho de aproximadamente 20% no tempo operacional, desde o registro até a averbação.

WORKFLOW

Com base em nossas operações, montamos um workflow para que vocês possam identificar o passo a passo da operação.

Gostaríamos de deixar registrado nosso agradecimento a Multilog e a Receita Federal de Foz do Iguaçu pela atenção dispensada nos nossos primeiros embarques. Tivemos total apoio na operação, e mediante a autorização previa tivemos a oportunidade de realizar nosso embarque piloto. Vale ressaltar que o sistema ainda esta em fase de transição, portanto entendemos não estar aberto a todos os tipos de processos, bem como em todas as aduanas. Se você quiser saber se sua carga pode ser despachada pelo DU-E e então fazer um embarque piloto, entre em contato conosco.

+55 (45) 3524-2364
grupofms@grupofms.com.br

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/paginas/363x362/anuncio001.png

https://www.grupofms.com.br/imagens/uploads/imgs/paginas/363x362/anuncio002.png

REDES SOCIAIS


NEWSLETTER


BUSCA